Mapa 4.0

A presente pesquisa se propõe a atualizar os dados e identificar as Televisões Universitárias em funcionamento no país. A metodologia envolve pesquisa bibliográfica, busca na internet e questionário online.

 

O site
Este site foi desenvolvido com o financiamento da Universidade de Brasília (Edital DPI/UnB N° 04/2019) e o apoio da ABTU e do Observatório da Radiodifusão Pública na América Latina, da Faculdade de Comunicação da UnB (FAC/UnB).
 

Participe!

 

Envie sugestões,
dúvidas, críticas
e comentários:
mapatvu@gmail.com

 
open


Resultados gerais



Apresentamos alguns resultados do MAPA 4.0 das TVs Universitárias brasileiras. É importante ressalvar que os dados ainda estão em fase de coleta e análise dos dados, mas as informações já permitem traçar um cenário nacional e pensar conceitualmente a Televisão Universitária no país.
Vale frisar também que os dados foram obtidos por meio de buscas nos sites e nas redes sociais das TVUs e de suas IES e no portal do MEC (e-MEC), bem como a partir das respostas ao questionário online encaminhado às emissoras universitárias. Até o momento, apenas 26 TVUs responderam ao formulário.

Estes são os resultados prévios de seis variáveis de análise da pesquisa:

IES brasileiras com TVU

1. Localização geográfica: Das 183 TVs Universitárias localizadas, 85 são da região Sudeste (46%), 38 da região Sul (21%), 34 da região Nordeste (19%), 14 da região Centro-Oeste (8%) e 12 da região Norte (6%). Percebe-se, portanto, que as TVUs concentram-se nas regiões Sudeste e Sul (67%), as quais possuem maior quantidade de IES. O total de TVUs representa um aumento de 21,1% em relação ao mapeamento anterior, quando foram registradas 151 emissoras universitárias.
A pesquisa identificou, ainda, 167 IES com TVU, uma vez que há instituições de ensino com mais de uma emissora universitária. Esse número corresponde a 6,8% do total de IES brasileiras - 2.448, conforme o Censo da Educação Superior de 2017.
2. Ano de inauguração: verifica-se que, a partir de 2011, houve um grande aumento de TVs Universitárias brasileiras veiculando produções audiovisuais apenas pela internet: 102 ao todo. Neste levantamento são chamadas de WebTVUs. Nesse caso, registrou-se o ano de criação do canal no YouTube. Vale destacar que a TVU brasileira mais antiga é a TV Universitária de Pernambuco - TVU Recife, inaugurada no dia 22 de novembro de 1968. Já a mais nova é a TV UFFS - Campus Cerro Largo, criada em 6 de janeiro de 2020 (YouTube).
grafico ano
ORGANIZAÇÃO das IES

Universidade

Centro universitário

Faculdade

Instituto
3. Estrutura institucional das IES: o levantamento aponta que a maior parte das TVs Universitárias está ligada a universidades (66%). Entretanto, em relação ao último mapa, percebe-se um aumento percentual significativo de centros universitários, faculdades e institutos com TVUs: de 25% para 34%. Se antes as universidades tinham mais condições de arcar com os altos custos de uma televisão, agora instituições menores também podem fazer TV, utilizando recursos da internet.
CATEGORIA das IES

Pública federal

Pública estadual

Municipal

Privada com fins lucrativos

Privada sem fins lucrativos
Percebe-se, ainda, que a maior parte das IES com TVU é ligada ao setor particular de ensino (56%), sendo 62 sem fins lucrativos (37%) e 32 com fins lucrativos (19%).
4. Meios de transmissão: o levantamento revela que a totalidade das TVs Universitárias encontra-se na web – site e/ou redes sociais –, sendo que 117 (64%) atuam apenas na internet, como WebTVUs. Do total de TVUs (183), 51 (28%) transmitem por meio da TV a cabo (assinatura), 22 (12%) veiculam a sua programação pela TV aberta e 3 emissoras (1,6%) exibem conteúdo audiovisual produzido via circuito interno. Vale frisar que várias emissoras universitárias utilizam mais de um meio de transmissão.
grafico meio1

WebTVUs
5. Mídias sociais: a pesquisa aponta que as TVs Universitárias têm investido no uso das novas mídias para cumprir a sua missão institucional e se aproximar do público. Foram localizados 180 canais no YouTube (98% do total das TVUs), 98 páginas do Facebook (53%), 48 do Instagram (26%) e 32 perfis no Twitter (17%). Além disso, o levantamento identificou que, do total de TVUs, 103 (56%) possuem site próprio.


00 TVUs com site próprio
00 YouTube
00 Facebook
00 Instagram
00 Twitter
6. Fontes de financiamento: as respostas de 26 TVs Universitárias (14% do total das emissoras) ao questionário online apontam que a maioria das respondentes depende exclusivamente dos recursos da IES e/ou de suas mantenedoras (83%). Esse pode ser considerado o maior problema para a sobrevivência das emissoras universitárias, em especial daquelas que operam via cabo ou em TV aberta. Os dados reforçam que a captação de recursos externos não é ainda uma prática disseminada entre as TVUs.




Orçamento da IES

Mantenedora

IES e mantenedora

Recursos próprios e outras fontes

REALIZAÇÃO:

 

abtu        unb logo