Mapa 4.0

A presente pesquisa se propõe a atualizar os dados e identificar as Televisões Universitárias em funcionamento no país. A metodologia envolve pesquisa bibliográfica, busca na internet e questionário online.

 

O site
Este site foi desenvolvido com o financiamento da Universidade de Brasília (Edital DPI/UnB N° 04/2019) e o apoio da ABTU e do Observatório da Radiodifusão Pública na América Latina, da Faculdade de Comunicação da UnB (FAC/UnB).
 

Participe!

 

Envie sugestões,
dúvidas, críticas
e comentários:
mapatvu@gmail.com

 
open

E-book

E-book do Mapa 4.0

 

A TV Universitária no Brasil:
novo mapa, novas telas

Dentro de um contexto de mudanças, oportunidades e desafios que enfrenta a indústria da televisão brasileira, as TVs Universitárias (TVUs) vêm buscando encontrar seus espaços e proporcionar que as Instituições de Ensino Superior (IES) continuem a dialogar com a sociedade.

Hoje, as TVUs já não estão restritas à concessão aberta ou transmissão via cabo, nem mesmo precisam de altos investimentos em infraestrutura para operar em sinal digital, uma vez que dispõem dos recursos acessíveis das plataformas de vídeos na internet e dos dispositivos móveis.

Com a finalidade de identificar as TVUs e, assim, fomentar políticas públicas e privadas, a Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU) produz ou coparticipa da elaboração de mapas dessas TVs no país. De 2002 a 2009, foram realizados quatro levantamentos.

O Mapa 4.0, em fase de finalização, é realizado em parceria com a ABTU e IES. Este site conta com financiamento de edital de fomento à pesquisa acadêmica da Universidade de Brasília (UnB) e o apoio do Observatório da Radiodifusão Pública na América Latina, da Faculdade de Comunicação da UnB (FAC/UnB). Vários procedimentos metodológicos foram adotados no levantamento, incluindo pesquisa nos sites das IES e de suas TVs, site do MEC (e-MEC), visita técnica, entrevistas presenciais e envio de e-mails e de questionário online.

O Mapa e os resultados prévios podem ser conferidos nos links abaixo. Acesse!


MAPA 4.0     RESULTADOS

O que é TV Universitária?

No Mapa 4.0 foram adotados os
seguintes critérios para definição de TVU:

  •   autointitulação e identidade própria;
  •   produção regular;
  •   ênfase em ensino, pesquisa e extensão;
  •   caráter formador;
  •   linguagem televisiva;
  •   vinculada a uma IES (pública ou privada).

WebTVU x canal institucional

Ao longo da pesquisa, foi possível perceber um expressivo
número de TVUs em atividade apenas na web, em especial
no YouTube. Neste mapa, são chamadas de WebTVUs, que
não se confundem com canais institucionais apenas. Assim,
são propostos os seguintes pré-requisitos para classificação
de WebTVU:

  •   autointitulação;
  •   ativa no YouTube, com atualização frequente - 
    pois não se trata de um mero repositório;
  •   conteúdo não restrito à veiculação publicitária.




TV Universitária
é um veículo de televisão
produzido por uma IES,
pública ou privada,
o qual busca integrar
a pesquisa, o ensino
e a extensão,
configurando-se como
um ambiente privilegiado
para a reflexão crítica,
a experimentação e a
formação de um
novo profissional
de comunicação

(FÓRUM NACIONAL DE TVs PÚBLICAS I, 2006)

Número atualizado de TVUs:
89 do Sudeste 39 do Sul, 35 do Nordeste 14 do Norte 13 do Centro-Oeste
190 -
Confira!
Número atualizado de TVUs:
190
Confira!
Número de TVUs:
89 do Sudeste 39 do Sul, 35 do Nordeste 14 do Norte 13 do Centro-Oeste
190 -
Confira!

Featured Works creative use for portfolios



TVU fora do Mapa ou
com dados incompletos?

Clique no botão abaixo, preencha o questionário online (Formulário do Google) e garanta a participação da sua TV Universitária no Mapa 4.0 com informações as mais completas possível. Contamos com a sua participação para o fortalecimento das TVUs brasileiras enquanto instrumentos de extensão, ensino e pesquisa das Instituições de Ensino Superior. A partir do dados coletados e analisados, esperamos também que o presente mapa contribua e seja fonte para estudos futuros acerca das Televisões Universitárias no país.

QUESTIONÁRIO

Resultados prévios

O levantamento revela que a totalidade das 190 TVs Universitárias encontra-se na web – site próprio e/ou mídias sociais digitais -, sendo que 114 (60%) atuam apenas na internet. Neste mapa, são denominadas de WebTVUs.

A pesquisa aponta que as TVUs têm investido no uso das novas mídias para cumprir a sua missão institucional e se aproximar do seu público. As mídias sociais digitais mais utilizadas pelas emissoras universitárias são o YouTube, o Facebook, o Instagram e o Twitter, conforme demonstra o gráfico ao lado:

+ RESULTADOS
00 Skill Name
00 Skill Name
00 Skill Name
00 Skill Name
00 Skill Name

CATEGORIA das IES


Pública federal

Pública estadual

Municipal

Privada com fins lucrativos

Privada sem fins lucrativos

Entre em contato

Para sugestões, comentários, dúvidas e críticas: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

REALIZAÇÃO:

 abtu


unb logo