Resultados gerais
Apresentamos alguns resultados do MAPA 4.0 das TVs Universitárias brasileiras. As informações coletadas permitem traçar um cenário nacional e pensar conceitualmente a Televisão Universitária no país.
Vale frisar também que os dados foram obtidos por meio de buscas nos sites e nas redes sociais das TVUs e de suas IES e no portal do MEC (e-MEC), bem como a partir das respostas ao questionário online encaminhado às emissoras universitárias. Até o momento, 74 TVUs responderam ao formulário (39% do total de emissoras).
Estes são os resultados de dez variáveis de análise da pesquisa:
IES brasileiras com TVU
1. Localização geográfica: Das 190 TVs Universitárias localizadas, 88 são da região Sudeste (46,3%), 39 da região Sul (20,5%), 37 da região Nordeste (19,4%), 14 da região Norte (7,3%) e 12 da região Centro-Oeste (6,3%). Percebe-se, portanto, que as TVUs concentram-se nas regiões Sudeste e Sul (67%), as quais possuem maior quantidade de IES. O total de TVUs representa um aumento de 26% em relação ao mapeamento anterior, quando foram registradas 151 emissoras universitárias.
A pesquisa identificou, ainda, 178 IES com TVU, uma vez que há instituições de ensino com mais de uma emissora universitária. Esse número corresponde a 7% do total de IES brasileiras - 2.448, conforme o Censo da Educação Superior de 2017.
2. Ano de inauguração:
verifica-se que, a partir de 2011, houve um grande aumento de TVs Universitárias brasileiras veiculando produções audiovisuais apenas pela internet: 110. Nesse caso, registrou-se o ano de criação do canal no YouTube. Vale destacar que a TVU brasileira mais antiga é a TV Universitária de Pernambuco - TVU Recife, inaugurada no dia 22 de novembro de 1968.
ORGANIZAÇÃO das IES
Universidade
Centro universitário
Faculdade
Instituto federal
3. Estrutura institucional das IES:
o levantamento aponta que a maior parte das TVs Universitárias está ligada a universidades: 120 (63%). Entretanto, em relação ao último mapa, percebe-se um aumento significativo de centros universitários (31), faculdades (23) e institutos federais (16) com TVUs: de 25% para 37%. Se antes as universidades tinham mais condições de arcar com os altos custos de uma televisão, agora instituições menores também podem fazer TV, utilizando especialmente recursos da internet.
CATEGORIA das IES
Pública federal
Pública estadual
Pública municipal
Privada com fins lucrativos
Privada sem fins lucrativos
Percebe-se, assim, um equilíbrio entre TVs Universitárias ligadas a IES do setor público de ensino (95) - públicas federal (60), estadual (29) e municipal (6) - e instituições do setor privado (95) - sem fins lucrativos (60) e com fins lucrativos (35).
Canal IFPE
UFRB TV
CARIRI TV
Em Pauta UFPel
FURG TV
IF Quixadá WebTV
IFMT TV
Nis Unirio
TJ UFRJ
TJ UFSC
TV Bem Baiano
TV CAATINGA
TV Campus Rio Pomba
TV Campus UFSM
TV Engenharia UFRGS
TV Federal no Ar
TV IFAM
TV Ifap
TV IFB
TV IFBA
TV IFBA Brumado
TV IFCE
TV IFMA
TV IFPB
TV IFSULDEMINAS
TV Nupes
TV UFAM
TV UFBA
TV UFERSA
TV UFES
TV UFFS
TV UFG
TV UFJF
TV UFMA
TV UFMG
TV UFMS
TV UFMT
TV UFOPT
TV UFPA
TV UFPB
TV UFRR
TV UFS
TV UFSC
TV UFSCar
TV UFSJ
TV UNIR
TV UNIVERSITÁRIA DO ABC
TV Viçosa
TVU Recife
TVU RN
TVU Uberlândia
UfacTV
UFCTV
Ufpi TV
UFPR TV
UFRGS TV
UnBTV
Unitevê UFF
WebTV IF Farroupilha
WebTV UFRJ
Canal USP
FAAC WebTV
PPGDS TV/UNIMONTES
Televisão Cultural e Educativa da UEL
TJ Campus UEL
TV Digital FATEC Indaiatuba
TV DPCS UNIMONTES
TV Fatec Rio Preto
TV Lepete
TV Olhos D'Água
TV UEMG
TV UEPB
TV UERJ
TV UESB
TV UESC
TV UNEB
TV Unesp
TV Unicamp
TV USP Bauru
TV USP Piracicaba
TVUSP Ribeirão Preto
UEAP TV
UEG TV
UEM TV
UEMA TV
UERN TV
Unicentro TV
UNIVESP TV
WebTV IFBA Jacobina
Fema TV
FURBTV
TV CESVASF
TV UNIFAE
TV UNITAU
UniRV WebTV
4. Meios de transmissão: o levantamento revela que a totalidade das TVs Universitárias encontra-se na web – site e/ou mídias sociais digitais –, sendo que 115 (60,5%) atuam apenas na internet, como WebTVUs. Do total de TVUs (190), 66 transmitem por meio da TV a Cabo/assinatura, 29 veiculam pela TV aberta e cinco emissoras universitárias exibem também via circuito interno. Vale frisar que 20 TVUs transmitem tanto pela TV fechada quanto pela TV aberta. Todavia, o isolamento de grande parte das emissoras na TV paga restringe o alcance à sociedade, o que reforça a importância das mídias sociais como ferramentas multiplicadoras do alcance dos conteúdos produzidos. No Cabo, as TVUs operam dividindo espaço ou ocupam sozinhas o canal universitário, arcando com todos os custos operacionais. Interessante perceber a existência de TVUs operando também em circuito interno, como estratégia para promover a emissora junto ao público interno da instituição.
Lista de WebTVUs:
Canal FAPCOM, Canal IFPE, Canal Unigranrio, Canal USP, Cariri TV, Diário Campus PUC-RS, DOCTUM TV, Estácio-FSP WebTV, FAAC WebTV, FAS TV, Fema TV, Furg TV, IF Quixadá WebTV, IFMT TV, Metodista WebTV, PPGDS, TV/Unimontes, Prisma Play, São Judas Mídia Center, Televisão Cultural e Educativa da UEL, TJ Campus UEL, TJ UFRJ, TJ UFSC, TV Acadêmica Unisagrado, TV Anhembi, TV Arnaldo, TV Bem Baiano, TV Caatinga Univasf, TV Campus Rio Pomba, TV Campus UniBRASIL, TV Católica, TV Cesvasf, TV Digital Fatec Indaiatuba, TV DPCS Unimontes, TV Estácio Brasília, TV FAAP, TV FACOPP Online, TV Fadi, TV FAQI, TV Fatec Jales, TV Fatec Rio Preto, TV Federal, TV Fesar, TV FUVS, TV Iespes, TV IFAM, TV Ifap, TV IFB, TV IFBA, TV IFCE, TV IFMA, TV IFPB, TV IFSULDEMINAS, TV Lepete, TV Mackenzie, TV Nupes, TV Olhos D’Água, TV Porto Velho, TV PUC Campinas, TV Teia, TV UCP, TV UEPB, TV Uerj, TV Uesc, TV UFBA, TV Ufersa, TV UFFS, TV UFJF, TV UFPA, TV UFS, TV UFSCar, TV UFSJ, TV Uniara, TV UniAtenas, TV Unicarioca, TV Unidompedro, TV Unifatea, TV Unifieo, TV UniFOA, TV Unifor-MG, TV Uninorte, TV Unir, TV Unisa, TV UniSant’Anna, TV Unisuam, TV Unitau, TV Unitoledo, TV USP Ribeirão Preto, TV UVA, TVCESCAGE, TVUCPEL, UCB TV, UCSplay, UEAP TV, UEG TV, Uema TV, UFACTV, UFCTV, Ufpi TV, UFPR TV, UFRB TV, UNA TV, Unesc TV, UNI TV Unifebe, Unicentro TV, Unirb TV, Unirp TV, UniRV WebTV, Unitevê UFF, UniTV Unicatólica, WebTV IFBA Jacobina, WebTV IF Farroupilha, WebTV UCSAL, WebTV UFRJ, WebTV Unifanor e WebTV Uninta.
WebTVUs
5. Mídias sociais: a pesquisa aponta que as TVs Universitárias têm investido no uso das novas mídias para cumprir a sua missão institucional e se aproximar do público. Foram localizados 190 canais no YouTube (100% das TVUs), 107 páginas do Facebook (56%), 89 do Instagram (47%) e 45 perfis no Twitter (24%). Além disso, o levantamento identificou que, do total de TVUs, 109 (57%) possuem site próprio. As emissoras universitárias utilizam essas plataformas online principalmente para postagem das produções audiovisuais e divulgações, bem como transmissões ao vivo (lives), com interações por meio de chat em tempo real e espaços de comentários dos usuários.
6. Fontes de financiamento: as respostas das 74 TVUs ao questionário online apontam que a maioria depende exclusivamente dos recursos da IES e/ou de suas mantenedoras (83%). Mesmo quando os recursos são provenientes do orçamento e de recursos gerados pela TV, a maior parte advém do orçamento. Esse pode ser considerado o maior problema para a sobrevivência das emissoras universitárias, em especial daquelas que operam via cabo/assinatura ou em TV aberta. Os dados reforçam que a captação de recursos externos não é ainda uma prática disseminada entre as TVs Universitárias brasileiras, em especial aquelas ligadas a IES públicas. Chama atenção o fato de quatro emissoras declararem não possuir orçamento; nesse caso, operam graças aos recursos gratuitos das mídias sociais digitais. Além disso, apenas uma emissora universitária declarou ser autossustentável. Entretanto, pelo menos seis emissoras ligadas a universidades privadas possuem orçamento expressivo. Estas TVUs contam com mantenedora, que auxilia na captação de recursos financeiros. Isso demonstra que nem todas as TVs Universitárias brasileiras sofrem com falta de investimento e reforça a importância de se buscar apoio institucional, bem como parcerias com o setor privado. Na luta por obtenção de recursos, algumas das emissoras valem-se das seguintes fontes alternativas: locação dos estúdios para produção, locação de horário para terceiros, venda de serviços, transmissão de eventos e emendas parlamentares para a aquisição de equipamentos.
Das 74 emissoras respondentes (39% do total de TVUs), 36 (49%) estão na região Sudeste, 15 (20%) no Sul, 15 (20%) no Nordeste, 6 (8%) no Centro-Oeste e 2 (3%) no Norte. Desse total, 21 estão em sinal aberto, 26 na TV fechada e 27 apenas na web. São majoritariamente universidades (80%), públicas (57%, sendo 34% federais, 19% estaduais e 4% municipais), subordinadas à direção central (Reitoria e Pró-Reitoria) (51%) e à mantenedora (13%).
TVUs respondentes ao questionário:
Canal IFPE, DOCTUM TV, FEMA TV, METODISTA WebTV, NIS UNIRIO, PUC TV Goiás, TV Acadêmica UNISAGRADO, TV ALFENAS, TV Caatinga, TV Campus UFSM, TV Facopp Online, TV FAG, TV Feevale, TV FIB, TV FUNORTE, TV IFPB, TV Inatel, TV NUPES, TV Olhos d'Água, TV Promove, TV PUC São Paulo, TV UEL, TV UEPB, TV Uerj, TV UESB, TV UESC, TV UFAM, TV UFERSA, TV UFES, TV UFG, TV UFMS, TV UFMT, TV UFOP, TV UFPB, TV UFS, TV UFSC, TV UFSJ, TV UNAERP, TV UNEB, TV UNESP, TV UNIARA, TV UNICAMP, TV UNIFAE, TV UNIFATEA, TV UNIFEV, TV UNIFOR, TV Unimep, TV UNISANTOS, TV Unitau, TV UNITOLEDO, TV Univali, TV UNIVAP, TV UNIVATES, TV USP Bauru, TV USP Piracicaba, TV Viçosa, TVFAESA, TVU RN, TVU Uberlândia, UEAP TV, UEG TV, UERN TV, UFNTV, UFPR TV, UFRB TV, UFRGS TV, UnBTV, UNESC TV, Unicruz Play, UNISC TV, UNISUL TV, Unitevê, UNIVALE TV e UPFTV.
100% orçamento da IES
Mantenedora
Orçamento e recursos
gerados pela TV
Sem orçamento
7. Equipes: das 74 TVs Universitárias, 23 (31%) dispõem de equipe mista para a produção de conteúdo, formada por docentes, funcionários e estudantes; 19 (26%) contam com funcionários e estudantes estagiários; 11 (15%) com terceirizados; 7 (10%) com docentes e estagiários; 4 (5%) com funcionários fixos; 4 (5%) com funcionários fixos e terceirizados; 2 (3%) com docentes, estudantes e comunidade acadêmica; 2 (3%) com funcionários, estudantes e comunidade; 1 (1%) com funcionários e estudantes voluntários e 1 (1%) com profissionais de TV e pesquisadores. A maioria das 74 TVUs respondentes ao questionário possui entre três e cinco funcionários fixos (45%), de seis a dez (21%) e de 11 a 20 (16%) empregados. Apenas duas emissoras universitárias possuem equipe formada por mais de 30 funcionários fixos. A falta de pessoal - funcionários e estagiários -, além das dificuldades financeiras, orçamentárias e estruturais e da falta de equipamentos, são as maiores limitações apontadas nas respostas do questionário.
8. Conteúdos: entre os gêneros mais produzidos pelas 74 TVUs respondentes estão vídeos informativos (74), educativos (57), institucionais (51), de entretenimento (39), cobertura de eventos (36), revista eletrônica (13) e programas religiosos (5). A preferência pelos gêneros informativos, educativos e institucionais deve-se à missão da TV Universitária de divulgar à sociedade o ensino, a pesquisa e a extensão produzidos pela instituição de ensino. Dessa forma, a totalidade dessas emissoras afirma produzir conteúdos informativos - quatro delas dedicam-se apenas a esse gênero -, incluindo entrevistas, telejornais, boletins, dicas, reportagens e entrevistas, com foco na divulgação científica. Os programas educativos são, geralmente, temáticos, instrucionais, palestras e painéis. Já os programas de entretenimento envolvem arte e cultura, tais como: musicais, programas de esporte, talk show e videoclipes. Interessante observar que a maioria dessas TVUs aponta os gêneros informativos, institucionais e educativos como aqueles que fazem de melhor.
9. Afiliações: trinta e quatro (46%) dessas TVUs são afiliadas a alguma entidade nacional ou regional, sendo as principais a ABTU, 23; a TV Brasil, 5; a TV Cultura, 2; o Canal Futura, 2 e a Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais - ABEPEC. Outras associações que reúnem pelo menos uma dessas emissoras universitárias respondentes são a Rede Nacional de Televisão Pública - RNTV, a Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão - ACAERT e a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão - ABERT.
10. Redes e relações: do total de TVUs respondentes, 40 (54%) afirmaram fazer parte de alguma rede de intercâmbio nacional entre emissoras de televisão para a troca de conteúdos, sendo as principais o Canal Futura, a rede RITU/ABTU, a rede Prosa e o Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro - PRODAV. Já em âmbito internacional, apenas dez (13,5%) participam de redes de intercâmbio, tais como a Asociación de las Televisiones Educativas y Culturales Iberoamericanas - ATEI e a Global Campus of Human Rights, além de acordos com outros países para recepção e envio de estudantes intercambistas. As produções das TVUs são veiculadas em diversas emissoras parceiras, tanto em nível regional quanto nacional. Das emissoras respondentes, 40 (54%) exibem programas fora da própria TV, principalmente em outras TVUs, em redes estaduais, na TV Brasil e no Canal Futura. A ocupação de espaço na grade dessas emissoras consagradas, em sinal aberto, comprova o nível profissional das produções universitárias.
REALIZAÇÃO: