Mapa 4.0

A presente pesquisa se propõe a atualizar os dados e identificar as Televisões Universitárias em funcionamento no país. A metodologia envolve pesquisa bibliográfica, busca na internet e questionário online.

 

O site
Este site foi desenvolvido com o financiamento da Universidade de Brasília (Edital DPI/UnB N° 04/2019) e o apoio da ABTU e do Observatório da Radiodifusão Pública na América Latina, da Faculdade de Comunicação da UnB (FAC/UnB).
 

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PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS DA PESQUISA

 
 
Para o desenvolvimento do Mapa 4.0 foram aplicados diversos procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica e documental, busca nos sites das IES e das TVUs, visita técnica em evento do segmento, entrevistas exploratórias presenciais com coordenadores de emissoras, troca de mensagens com dirigentes e envio de e-mails e de formulário onlineInicialmente, realizou-se revisão bibliográfica e documental dos mapas anteriores, além de pesquisa exploratória para identificar se as 151 TVUs listadas em 2011 estavam em atividade. Em seguida, fez-se pesquisa nos sites dessas TVs para localizar o conteúdo produzido e as informações sobre o funcionamento, como redes e canais em que estavam afiliadas.
 
Paralelamente, buscou-se descobrir novas TVs Universitárias não incluídas no último mapeamento. Assim, na tentativa de ampliar os números referentes ao mapa de 2011, foi realizado um contato por e-mail com IES de todo o país. Os contatos foram obtidos de uma lista de cadastro das IES no MEC em 2011, com todas as 2.365 instituições registradas naquele ano. Todavia, apenas 1.270 (53,6%) instituições tinham e-mails válidos. Da lista, apenas três e-mails foram respondidos.  Enviou-se, ainda, e-mail para todas as IES com TVUs, a partir dos dados encontrados em seus sites, mas também sem muito sucesso de respostas. Dessa lista, apenas 62 e-mails eram válidos e obtiveram-se quatro respostas. Em uma primeira etapa da pesquisa empírica nos sites das IES, foi possível localizar informações referenciais primárias (citações, link no site, descrições, página especial, site próprio e vídeos) de 94 das 151 instituições com TVs Universitárias apontadas em 2011. Dessas, foram excluídas 15 IES cujas TVUs apenas produzem conteúdo promocional. Após o envio de mais e-mails para a lista de TVUs de 2011, obtiveram-se quatro respostas positivas. Posteriormente, foram detectadas na internet mais 18 TVUs não localizadas no mapa anterior, e abriu-se investigação em 55 meios com presença nas redes sociais.
 
 
Até o início de 2019, haviam sido listadas 167 TVs Universitárias, incluindo aquelas em investigação e 26 que responderam ao questionário. As informações sobre os veículos foram formatadas com 48 variáveis: local, ano de fundação, endereços na internet, organização e categoria da IES, produção de conteúdo, formas de transmissão, afiliação, programas, entre outras. Dessas 167, foram excluídas 14 por estarem repetidas no levantamento, divulgarem apenas vídeos de caráter promocional, não terem qualquer meio de transmissão ou estarem inativas há anos no meio em que atuam: o YouTube. Depois de nova busca na internet, foram localizadas mais 24 emissoras, chegando-se ao total de 177 TVs Universitárias - por meio de pesquisas empíricas e das respostas das emissoras ao questionário online.
 
Na continuidade da pesquisa empírica, percebeu-se que algumas dessas emissoras estavam inativas ou possuíam características mais próximas de um canal de divulgação da instituição universitária, não se enquadrando como WebTV. Buscou-se, então, um maior refinamento na caracterização de TVU e propostas para a definição de WebTVU. Assim, foram adotados os seguintes critérios para a classificação de TV Universitária, sendo necessário atender a pelo menos os três primeiros destes:

 

 

  1. autointitulação e identidade própria;
  2. vinculada a uma IES (pública ou privada).
  3. produção regular;
  4. ênfase em ensino, pesquisa e extensão;
  5. caráter formador;
  6. linguagem televisiva - Relacionada ao modo técnico de produção: planos, movimentação de câmera, cenário, grafismos, iluminação e outros aspectos definidores da estética televisiva.
 

Quanto às WebTVUs, emissoras em atividade apenas na internet - em especial no YouTube -, passou-se a considerar os seguintes pré-requisitos:

 

 

  1. autointitulação;
  2. ativa no YouTube, com atualização frequente - pois não se trata de um mero repositório;
  3. conteúdo audiovisual não restrito à veiculação publicitária.

 

 

Dessa forma, foram excluídos 52 canais do Mapa 4.0 - por inatividade ou por não se enquadrarem nos critérios propostos. Essas emissoras continuarão a ser monitoradas, uma vez que possuem potencial para atender aos pré-requisitos propostos. Ao mesmo tempo, em novas buscas em sites das IES, a partir de pesquisas em instituições de ensino credenciadas no MEC (via e-MEC) foram localizados 58 canais com características de emissora de TV universitária, atuando, principalmente, como WebTVU. Chegou-se, então, ao quantitativo de 183 TVs Universitárias em atividade no país.

 

Entre os meses de dezembro de 2020 e fevereiro de 2021, foi realizada uma atualização do levantamento, a partir dos critérios anteriormente expostos para o enquadramento de TVU e WebTVU. Assim, foram excluídas 15 emissoras, principalmente por inatividade e por apresentar características de um canal de divulgação institucional. Ao mesmo tempo, foram localizadas 22 novas TVUs, chegando-se ao quantitativo atual de 190 emissoras universitárias, um aumento de 26% em relação ao mapa anterior.

 

Além disso, ao longo do ano de 2020 e início de 2021 foram intensificados os contatos com as TVUs, via e-mail e mídias sociais Além disso, ao longo do ano de 2020 e início de 2021, foram intensificados os contatos com as TVUs, via e-mail e mídias sociais (Instagram e Facebook). O contato por telefone teve pouco êxito, pois grande parte das IES está funcionando remotamente, devido à pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Foram obtidas 74 respostas (39% do total de emissoras universitárias) ao questionário online, atualizado com questões relativas ao uso de mídias sociais digitais. O formulário segue disponível no seguinte endereço: https://forms.gle/gvbdEKvuNxPmwQQw7

 

Por fim, vale destacar que a produção deste site conta com o apoio financeiro da Universidade de Brasília, por meio de edital de fomento à pesquisa (Edital DPI - UnB N° 04/2019), o qual possibilitou a contratação de um estagiário para a produção e atualização do Mapa 4.0.

 

 

 

REALIZAÇÃO:

 

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